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Soluções de Engajamento

Ações diferenciadas e ousadas fortalecem a marca, alavancam as vendas e constroem relacionamentos.

SOLUÇÕES DE ENGAJAMENTO

CAMPANHAS PROMOCIONAIS ↴

Brindes

Trata-se da distribuição gratuita de presentes para os consumidores, que podem ser brindes livres ou agregados a um produto ou serviço. É uma forma de posicionar sua marca no dia a dia dos consumidores. Para isso, vale a distribuição de itens como canecas, squeezes, canetas, chaveiros, bolsas e outros.

Sampling

A interação da marca com o consumidor nem sempre precisa ser no varejo. Surpreendê-lo em pontos de convergência com interações pode criar um relacionamento com as marcas. Surpreender o consumidor em um local onde não é o ponto natural de venda da sua marca pode atrair a atenção de uma forma positiva e dessa forma, conseguimos unir os fatores principais para atingir os resultados esperados.

Degustação ou Experimentação

Levar ao consumidor uma experiência com os produtos de forma que ele possa olhar, sentir, ouvir e provar os seus diferenciais em relação aos concorrentes é uma das formas mais eficazes de atrair o público. Nós acreditamos que uma ação de degustação não deve ser apenas o ato de distribuir uma amostra de seus produtos, mas sim, gerar uma experiência sensorial para os consumidores. Dados no mercado nos apontam que uma ação de degustação pode gerar até 53% de influência sobre o impulsionamento de compra dos produtos.

Demonstração

Criar uma boa experiência do produto junto ao consumidor é a melhor estratégia para aumentar vendas. Demonstrar para os consumidores, as funcionalidades e diferenciais dos produtos é uma das formas de convencê-los que os benefícios oferecidos realmente são entregues a eles. O consumidor fica em contato direto com o produto no ponto de venda, e segundo pesquisa realizada, 51% dos lançamentos são descobertos durante uma visita ao varejo. Ao demonstrar um produto, vale considerar a experiência sensorial, assim como indicamos para o merchandising e degustação. O consumidor gosta de ser surpreendido, então, investir em uma ação que leve a ele uma experiência pode resultar em um novo cliente para a sua marca.

Ofertas

Talvez as ofertas sejam uma das técnicas mais usadas pelas empresas, especialmente para quem tem uma maior rotatividade no estoque, como supermercados e lojas de roupas. A intenção é fazer o cliente perceber que está levando uma vantagem temporária sobre aquela compra. Para tal, podem ser usadas embalagens promocionais, ações de pague 2 e leve 3 ou liquidações, por exemplo. Além disso, a oferta de cupons promocionais com descontos para as próximas compras são um excelente modo de atrair o consumidor a retornar ao estabelecimento para comprar mais.

Concursos e sorteios

O sucesso dessa ação depende de três fatores: o prêmio escolhido, a forma como as pessoas participam e o nível de publicidade. No caso dos sorteios, os prêmios são dados por casualidade. Já os concursos exigem de quem participa a demonstração de alguma habilidade ou potencial criativo.

Eventos

Os eventos são acontecimentos direcionados para reunir o maior número de pessoas que de alguma forma se identificam e se relacionam com o foco que será tratado. Os eventos podem ser direcionados para equipes internas e externas, pessoa jurídica e/ou física, negócios ou diversão, enfim, os eventos são encontros que podem divulgar, capacitar, promover ou integrar a marca com o público. A FWD atua na contratação e gestão das equipes, participa do planejamento e desenvolvimento de ações de trade que podem fazer parte do evento.
Atuamos em parceria com empresas focadas em produção de eventos.

MENSURE OS DADOS OBTIDOS

Todas essas ações requerem algum tipo de investimento que deverá ser justificado aos gestores da empresa. Por isso, a mensuração dos resultados e a elaboração de relatórios que demonstrem a sua eficiência é de extrema importância, até para a manutenção das ações. Para identificar esses resultados, é preciso que cada ação seja elaborada em cima de um objetivo, que se tornará o indicador que demonstra se o resultado esperado foi alcançado. Por exemplo, se o objetivo da distribuição de amostras é o aumento das vendas de um produto específico, é preciso verificar quantas amostras são distribuídas para a realização de uma venda.

Com essas informações, se torna possível calcular o retorno sobre o investimento (ROI). Por exemplo, se a cada 100 amostras, uma venda é feita, levando em conta que o custo das amostras é de R$ 0,50 cada uma e o preço de venda do produto é de R$100, foi obtido um retorno sobre o investimento de 100%.

Conhecendo melhor os resultados das campanhas, torna-se possível a elaboração de relatórios gerenciais capazes de justificar os investimentos realizados Além disso, esses dados servirão como vetores sobre o quanto se pode aumentar no faturamento com base na realização desse tipo de ações.


CAMPANHA DE INCENTIVO ↴

A campanha de incentivo é uma ação planejada e orientada para colaboradores, clientes, distribuidores, revendedores ou fornecedores, e tem por finalidade motivar algum tipo de comportamento que irá impulsionar a empresa a atingir seus objetivos

Quando usar?

Colaboradores: lançamentos de produtos ou novos processos, melhorar a produtividade, incrementar vendas, aumentar o nível de satisfação com a empresa, integrar departamentos.
Clientes: aumentar a quantidade de pedidos, expandir a base de clientes ativos, criar e manter relacionamento mais sólido com clientes, aumentar a satisfação dos clientes.
Distribuidores: manter o nível de entrega elevado, resolver problemas de ruptura , revendedores:, aumentar as vendas de sua marca, criar fluxo de pedido constante, melhorar o relacionamento com revendedores.
Fornecedores: recebimento de material dentro de prazos acordados, pedidos recebidos em conformidade com os solicitados, reduzir tempo de recebimento de material, explorar contatos comerciais, melhorar relacionamento com fornecedores.


PROGRAMA DE RELACIONAMENTO/FIDELIZAÇÃO ↴

Distribuição de brindes e premiações para relacionamento duradouro com a empresa fazem parte desta estratégia, que visa manter o relacionamento com os clientes já conquistados e fidelizar os clientes recém-chegados. Esse é um meio de manter uma relação mais duradoura com os consumidores, oferecendo mais vantagens para eles a cada compra. São exemplos clássicos os programas de milhagens das companhias aéreas e os pontos das operadoras de cartão de crédito.



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